Vestido de Lenka do “Preço Certo” motiva queixa na ERC

Lenka da Silva, assistente do programa “O Preço Certo” da RTP, apresentou-se no programa com um vestido há cerca um ano que continua a dar muito que falar.

O vestido curto que usou escandalizou as redes sociais e sobretudo a jornalista Fernanda Câncio que teceu fortes criticas à mesma.

É espantoso como é que a televisão pública continua a usar mulheres como adereços desta forma repugnante. Não há obrigações de cumprir os mínimos em termos de respeito pelos princípios constitucionais e pelos planos para a igualdade?”, disse Fernanda Câncio na altura.

Segundo o que foi possível apurar, o assuntou chegou à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o programa foi acusado de usar “uma imagem de nudez”.

A RTP foi convocada pela ERC a pronunciar-se e afirmou que os vestidos “ainda que muito reveladores do corpo feminino, não configuram uma situação de nudez. Não se crê ainda que representem uma ofensa à dignidade das mulheres, desde logo, porque as próprias assistentes terão participado no processo de escolha do guarda-roupa, que refletirá, por isso, o seu gosto e vontade”.