Certamente já lhe aconteceu dormir menos horas do que o recomendado, mesmo quando se deitou mais cedo. E, para recuperar as energias que a noite não trouxe, muitas pessoas recorrem a uma pequena sesta. No entanto, segundo uma investigadora de ciências do sono na Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, Rebecca Spencer, embora uma sesta a meio do dia ajude a repor a energia suficiente para aguentar mais umas horas, não é suficiente para anular os riscos da saúde que podem vir com uma rotina de sono insuficiente.
De acordo com um inquérito feito pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, em março de 2023, mais de metade das pessoas – cerca de 52% – raramente ou apenas às vezes dorme bem e 75% acaba por dormir menos de 7 horas por noite. Não é apenas o tempo que passamos a dormir que importa, mas também a qualidade do sono, que é determinada pelo tempo que gastamos nos diferentes ciclos de sono.
Quando dormimos uma noite inteira, passamos por alguns ciclos de sono, cada um com uma duração de 90 minutos. Cada ciclo é composto por 4 estágios, sendo os dois primeiros considerados como um sono leve, em que os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais lentos e os músculos começam a relaxar, estes estágios podem, cada um, durar entre 10 a 25 minutos. O terceiro estágio, mais conhecido como sono profundo, é quando se atinge a fase mais importante do ciclo do sono em que barulhos externos não nos fazem acordar com tanta facilidade. Já o último estágio é conhecido como REM, repete-se várias vezes ao longo da noite e é a altura mais propícia para ter alguns sonhos. Este estágio é fundamental para a manutenção das funções cognitivas e proporciona bem-estar.
Apesar dos benefícios de uma sesta, é importante não tirar mais de 30 minutos de sesta para não desregular o sono. É importante salientar que uma sesta não substitui uma noite de sono completa e, caso a rotina de sono seja insuficiente, pode acarretar problemas de saúde. Não deixe que a falta de sono prejudique o seu bem-estar e aposte numa rotina saudável de sono para viver a vida com mais energia e disposição.