Segundo informação divulgada esta quarta-feira pela Autoridade da Concorrência, através de um comunicado, os supermercados Modelo Continente, Pingo Doce, E. Leclerc, Auchan e o fornecedor Unilever foram multados em mais de 130 milhões de euros por um esquema de fixação de preços de venda ao público.
“A investigação permitiu concluir que, mediante contactos estabelecidos através do fornecedor comum, sem necessidade de comunicarem diretamente entre si, as empresas de distribuição participantes asseguram o alinhamento dos preços de retalho nos seus supermercados, numa conspiração equivalente a um cartel, conhecido na terminologia do direito da concorrência como ‘hub-and-spoke’”, pode ler-se no documento.
É possível através do mesmo comunicado saber-se que o Continente foi multado em 50,8 milhões de euros, o Pingo Doce em 35,7 milhões de euros, a Unilever em 26,6 milhões de euros, o Auchan em 16,19 milhões de euros e o E. Leclerc em 2,9 milhões de euros, totalizando 132 milhões de euros para todos os envolvidos no esquema.