Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível nacional e internacional faleceu na manhã desta quarta-feira em Londres de acordo com o galerista Rui Brito que dá ainda conta que a artista “morreu calmamente em casa, junto dos filhos”..
A sua família já confirmou ao “Público” a notícia que dá conta que a artista de 87 anos (completados em Janeiro deste ano) faleceu na manhã desta quarta-feira.
Paula Rego começou a desenhar ainda em criança e teve uma carreira memorável a todos os amantes tendo sido inclusive elogiada por Jorge Jesus que disse que Paula era a sua pintora favorita, dando muito destaque ao seu nome na altura.
Paula Rego foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes do ano para o Financial Times no ano passado — a artista portuguesa surgia ao lado de nomes como o da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, e da denunciante Frances Haugen, que revelou segredos internos da rede social Facebook.
“Lutando contra um meio familiar profundamente convencional e religioso em Portugal e, mais tarde, a meio da carreira, no mundo da arte de Londres dominado por homens, Paula Rego afirmou-se como provavelmente a mais significante pintora figurativa dos nossos tempos”.