A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, estaria a ser remunerada pela colaboração com a SIC Notícias devido ao seu comentário político no programa “Linhas Vermelhas”, uma situação que incompatível com o seu estatuto de deputada.
No registo de interesses de Mariana Mortágua na Assembleia da República, consta que a deputada está a exercer o seu mandato em regime de exclusividade, no entanto, a bloquista tem sido paga pelo seu comentário televisivo.
Mariana Mortágua contactada pela revista Sábado esclareceu que não conhecia a regra: “Entre 2015 e 2019, a Assembleia da República tinha o entendimento de que estas atividades eram compatíveis com o regime de exclusividade dos deputados. A AR alterou o seu entendimento em 2020, numa altura em que eu não tinha participação remunerada em qualquer televisão. Quando retomei o comentário na SIC Notícias, em 2021, desconhecia esta alteração do entendimento da AR”.
Anunciou ainda a deputada que já tomou todas as medidas necessárias para retificar a situação em questão e informou o canal televisivo que abdica de qualquer renumeração e solicitou à AR que sejam realizados os acertos remuneratórios relativos ao período em que recebeu as quantias.