Todos nós já tivemos a infelicidade de deixar cair comida ao chão e há quem utilize a “regra dos cinco segundos” para a juntar e comer, mas será que isto é saudável? É mito? É real?
Pensa-se que durante cinco segundos a comida pode ser comida sem que fique estragada ou contaminada mas de onde veio essa regra e será apenas um mito?
O jornal “The Huffington Post”, decidiu ir atrás da resposta e falou com vários especialistas.
Muitos deles afirmaram que é dificil dizer se a regra é verdade ou não, uma vez que tudo depende do tipo de comida e do tipo de chão e seu estado.
De acordo com Paul Dawson, professor da Universidade Clemson, no estado da Carolina do Sul, “não foi possível rastrear exatamente quando é que começou”, mas pensa-se que é “mais um daqueles mitos da socidade que começou e as pessoas continuam a propagá-lo”.
Para testarem se a regra dos cinco segundos tem algum fundamento, Paul Dawson e Don Schaffner, professor na Universidade Rutgers, em Nova Jérsia, colocaram em prática um estudo e os seus resultados ditaram que a regra dos cinco segundos é pura e simplesmente um mito.
A conclusão do estudo dos dois especialistas revelou que a maioria das bactérias transferiu para a comida em menos de um segundo. Por isso, a regra dos cinco segundos “cai por terra”, uma vez que “em todas as condições — não importa a superfície, o alimento ou o tempo — houve sempre alguns testes em que vimos alguma transferência de bactérias.”